Koke, o craque invisível
- Henrique Marsura
- 25 de mar. de 2017
- 5 min de leitura
Com personalidade, garra, vontade e muita dedicação, um craque brotou na base colchonera
O Atlético de Madrid estava em decadência, não vencia o Campeonato Espanhol havia dezoito anos, não levantava o troféu da Copa do Rei havia outros dezessete, ou pior ainda, não via o título da Supercopa da Espanha havia simplesmente vinte e nove. Este era o parâmetro dos colchoneros até Diego Simeone chegar ao clube e colocar em campo um jovem jogador chamado Jorge Resurrección Merodio, que viria a ser conhecido mundialmente como Koke.
O sangue quente implantado pelo técnico argentino fez crescer a garra do meio-campista espanhol: em uma entrevista, quando questionado sobre a agressividade do Atlético de Madrid, Koke respondeu: “Somos agressivos, este é nosso estilo de jogo, futebol atualmente é intensidade”. A raça de Koke e seus companheiros faz com que haja comparações com um time argentino, situação ainda mais explorada com o ambiente do Estádio Vicente Calderón.
"Eu não sou uma estrela. O importante é trabalhar para o grupo."
O jogador espanhol não importa com a pouca divulgação de seu nome em jornais ou sites, em uma coletiva, revelou que ser um craque midiático não é seu objetivo. Ele procura trabalhar e conquistar o seu espaço, seja no Atlético ou na seleção.
O belíssimo jogador do Atlético de Madrid possui um título da Copa do Rey (2012/2013), da Eurocopa sub-21 (2013), um da Liga Europa (2011/2012), um da Supercopa da Espanha (2012), um da Supercopa Europeia (2012) e um do Campeonato Espanhol(2013/2014), além de dois vice-campeonatos da Copa dos Campeões (2013/2014 e 2015/2016). Este currículo é muito bom, visto que Koke possui apenas 25 anos e possibilidade de um grande futuro, ou no Atlético ou em outro grande time da Europa. Desde criança, Koke tinha sangue vermelho e branco. Por isso, foi uma felicidade quando o pequeno Jorge entrou e conseguiu emplacar no time de Madrid. Com a felicidade estampada na cara, não foi difícil recusar grandes ofertas do Zenit e do Manchester United.

A evolução de Koke é notória: no ano de 2014, estava presente na seleção ideal da Liga espanhola, por isso foi sondado por Bayern de Munique e Barcelona, porém renovou com o Atlético de Madrid até 2019, o que mostra seu amor e gratidão ao time, com mais de 270 jogos no clube. O grande jogador espanhol possui uma das melhores médias em assistências de seu time. Na última temporada, em 51 jogos, Koke distribuiu 15 passes para gols, além dos cinco feitos por ele. Na foto ao lado, Koke comemora ao lado de Tiago o título da Supercopa da Espanha em 2013.
Na atual temporada(2016-2017), até o momento, Koke possui 27 jogos pelo Atlético na liga espanhola, com 3 gols e 6 assistências. Na Champions League, em 8 jogos, Koke possui uma das melhores médias de passe por jogo (87% de passes certos) e também é um dos jogadores que mais correm na competição europeia.
A importância do espanhol para o time madrilenho é muito grande, por exemplo, Koke é o jogador que mais realiza passes no campeonato espanhol. Fugindo das estatísticas um pouco, Koke é um jogador necessário no esquema de Simeone e por isso é um dos que mais jogam no time.
Em entrevista ao site do jornal Mundo Deportivo, o competente meio-campista afirmou que “Aos que não gostam do estilo de nosso jogo, não nos vejam.”. Respondendo os críticos do futebol defensivo, Koke esclareceu que é um modelo de jogo implantado por Simeone, que trouxe ótimos resultados, como o título do Campeonato Espanhol.
“Aos que não gostam do estilo de nosso jogo, não nos vejam.”
Jorge Koke é um jogador moderno e necessário atualmente, alguém que saiba marcar com uma grande qualidade, principal característica de seu time, mas também sabe sair com a bola nos pés. Além dessas qualidades, ainda possui habilidade com a bola parada, cobrando muitas faltas e escanteios em seu time. Titular incontestável do time de Simeone, experiente como nunca e guerreiro como sempre, Koke está fazendo uma temporada espetacular e cheia de protagonismo, com possíveis títulos, desbancando times tradicionais, como Barcelona e Real Madrid.
O camisa 6 do Atlético de Madrid possui belos atributos, tanto na defesa quanto no ataque. O vídeo abaixo mostra alguns lances do grande meia espanhol:
Vídeos com lances do Koke
Vale destacar a jogada a partir dos 2:30. Com muita velocidade e um pensamento muito rápido, Koke executa um lindo lance, deixando seu companheiro na frente do goleiro. Coube ao atacante francês Antoine Griezmann apenas fazer o gol.
Com sua garra sempre elogiada, Koke figura entre os principais destaques do Atlético de Madrid para a temporada 2016/2017, contando com um dos maiores salários do plantel. O versátil jogador, que pode ocupar todas as posições do meio de campo, desempenha um papel fundamental, tanto na defesa quanto no ataque do time de Simeone. Esse estilo de jogo assemelha-se ao do italiano Claudio Marchisio, os dois possuem uma marcação implacável e sabem jogar com a bola, porém ambos são ótimos jogadores que não possuem tanta repercussão na mídia. Koke é o elo de ligação da defesa para o ataque, é o jogador que leva a bola com qualidade de Godín, Savic e Giménez aos atacantes Griezmann e Torres.

Após a razoável Eurocopa, Vicente Del Bosque foi demitido e para seu lugar, Julen Lopetegui foi contratado. Com o novo técnico, Koke ganhou titularidade na seleção espanhola, desbancando nomes como Cesc Fàbregas, Isco, Pedro e Thiago Alcântara. Com Lopetegui, a Espanha ganhou consistência defensiva, característica estimulada pelo astro do Atlético de Madrid. Esta confiança do técnico espanhol com Koke, vem desde 2013, quando Lopetegui comandou o prodígio jogador e a seleção espanhola para o título da Eurocopa sub-21 no ano de 2013.
Nas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 5 jogos disputados pela Espanha, Koke foi titular em 4 e entrou no outro. É evidente que Lopetegui está realizando testes no meio campo na seleção, mas Koke está em um bom momento, o que o favorece na luta pela titularidade em importantes jogos.

Com tantas qualidades e após uma temporada fantástica em 2015-2016, Koke foi indicado pela revista France Football como um dos 30 melhores jogadores do mundo. A revista europeia colocou o meia do Altético de Madrid ao lado de figuras como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Antoine Griezmann.

Mesmo com esse sucesso, Koke mantém-se com muita personalidade. Ele não poupa críticas e opiniões em suas entrevistas. Em 2014, o jogador revelou o seu pensamento quando a Messi e Cristiano Ronaldo: "Cristiano Ronaldo é um atleta, mas Messi é um Deus".
Talvez por isso, ou não, nesta temporada (2016-2017), em um jogo entre Real Madrid e Atlético de Madrid, o meia Koke desentendeu-se com Cristiano Ronaldo. Com raiva pela derrota naquele jogo, Koke insultou o merengue, que respondeu: "Uma bicha sim, mas cheia de dinheiro".

Cada vez mais, Koke vêm sendo reconhecido pelo seu futebol, o que é mais do que merecido. Por causa dessa "atual popularidade", o jogador colchonero foi comparado ao ex-astro do Barcelona Xavi. Mantendo sua costumeira fama de boas entrevistas, o craque rojiblanco respondeu:

O excelente meio campista está em ascensão na carreira, e por isso, está sendo especulado em vários clubes, mas o meia disse que está em casa e não pretende sair. Vamos esperar e ver do que esse jogador de apenas 25 anos é capaz. Koke sonha em ganhar a Champions League em sua casa, e talvez consiga esse feito nesta temporada. É esperar e ver se ele e seus companheiros são capazes novamente de eliminar gigantes e irem em busca do título inédito e tão esperado por essa torcida tão apaixonada.
Jorge Koke nasceu no dia 8 de janeiro de 1992 em Madrid, na Espanha. O camisa 6 do Atlético de Madrid (8 na seleção espanhola), possui uma grande habilidade em seu pé direito. O espanhol é originário da base colchonera, chegando em 2008 ao time B e em 2012 foi promovido ao time principal, com o comando de Diego Simeone.
Comments