top of page

Idrissa Gueye, o pit bull do Everton

  • Henrique Marsura
  • 7 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura

A essência dos desarmes na Premiere League

134. Um número que sozinho não significa nada, mas sua participação nesta história é muito importante. Caro amigo leitor, peço que tenha calma, a relevância deste número será revelada em alguns parágrafos.

Nascido no ano de 1989 em Senegal, Idrissa Gueye jogou em seu país até os 19 anos, quando foi para a França atrás de oportunidades. E lá, ele começou na equipe B do Lille. Centrado em sua missão, o jovem volante subiu ao time profissional no meio de 2010, e ele não pararia ali. Naturalmente, em seu primeiro ano ele ficaria no banco para adquirir maturidade, e assim foi: jogou apenas dois jogos como titular e entrou em mais 9 oportunidades. Apesar de sua pouca participação, a equipe de Lille se mostrou muito forte e venceu o campeonato francês e a Copa da França.

Em 2011/2012 foi possível vê-lo mais em campo, foi titular em 14 jogos e entrou mais 11 vezes. Além disso jogou mais 3 partidas pela Champions League. Na temporada seguinte, Gueye se tornou titular e participou de 29 jogos.

Na temporada de 2013/2014 ele decolou e esteve em 37 jogos do campeonato francês. Mas sua relatividade não se restringiu apenas neste número, sua média de desarmes aumentou de 2.3 para incríveis 3.6 desarmes por jogo. E não foi só isso, o senegalês ainda conseguiu 2.5 interceptações, o que totalizou em uma nota de média de 7.29.

Claro que Gueye continuaria sua jornada. Nos gramados da França, o exímio marcador manteve suas características em 2014/2015: uma média de 3.1 desarmes, 2.8 interceptações e apesar de sua posição, ainda fez 4 gols e deu 2 assistências. Conseguiu até mesmo, cerca de 2.7 desarmes por jogo na Champions League.

Depois desta épica narrativa no Lille, o volante senegalês foi negociado por 9 milhões de euros com o Aston Vila, da Inglaterra.

A terra da rainha não faria nada mal a ele, em 2015/2016 ele teve uma média simplesmente de 4.1 desarmes por jogo e mais 4 interceptações por jogo, tudo isso em 35 partidas. Ou seja, foram 143 desarmes e 140 interceptações na temporada. Os números de Gueye certamente são absurdos, mas não foram tão divulgados quanto os de Kanté pela pífia campanha do Aston Villa, que ficou na última colocação, com 17 pontos a menos que o 19 º colocado.

Sua capacidade foi observada por outros clubes e é claro que ele não jogaria na segunda divisão. O Everton contratou o jogador por 8.5 milhões de euros e o recolocou em seu lugar.

Na atual temporada, os números de Idrissa Gueye são novamente muito bons. Na equipe azul de Liverpool, o volante registra até o momento (faltando 2 jogos para a sua equipe) uma média de 4.3 desarmes e 2.5 interceptações por jogo.

É exatamente no décimo parágrafo que aquele número mágico volta à nossa história. Em 30 jogos disputados, ele alcançou incríveis 134 desarmes.

Quando se fala em desarmes no campeonato inglês, todos logo pensam em Kanté, mas sem muita mídia e com muita simplicidade, Gueye supera o volante do Chelsea, que possui 113; ainda vale ressaltar que o francês possui 2 jogos a mais que o senegalês.

Custando apenas 8% do preço de Pogba e com quase o triplo de desarmes do jogador do United, este jogador que "suja o calção" é desejado por todo técnico por se dedicar nos 90 minutos de jogo e não se importar com sua imagem em programas de televisão.

Além dos desarmes, Gueye conta com 1 gol e uma assistência. Estas estatísticas do "irmão de Kanté" lhe renderam uma nota média de 7.26 no site WhoScored. Para os que ainda desacreditem do jogador do Everton, podemos citar sua capacidade de passes: 56 por jogo com um alto aproveitamento de 86%. Suas últimas temporadas naturalmente aumentaram seu preço de mercado, que atualmente é 12 milhões de euros.

Confira alguns lances do camisa 17:

A grande temporada dele pode lhe render uma vaga em algum gigante, seguindo os passos de Kanté. Ainda é muito cedo, mas quem sabe o volante de 27 anos ainda pode brilhar em times que podem disputar o título, visto que o Everton ocupa apenas a sétima posição na atual Premiere League.

Fotos: Reprodução Internet

 
 
 

댓글


bottom of page