top of page

Andrea Belotti, o atacante necessário

  • Henrique Marsura
  • 30 de abr. de 2017
  • 4 min de leitura

A Azzurra bem servida com "Il Gallo"

Você provavelmente ouviu falar de Belotti nesta temporada, não é? E não é para menos, a temporada do centroavante do Torino é magistral. Mas para os torcedores do quinto maior campeão italiano a sua média de gols não é uma total surpresa.

Mas para contarmos melhor esta história é necessário voltarmos ao ano de 1993, quando nasceu na pequena província de Calcinate um bebê chamado Andrea Belotti. Quando era criança, um amigo sugeriu que ele comemorasse os gols colocando a mão aberta na orelha e imitando um galo; por isso seu apelido virou "Il Gallo" (O Galo) e até hoje o atacante do Torino vibra desta maneira com seus tentos.

O alto jogador de 1,80 m chegou ao AlbinoLeffe com apenas 13 anos e já era diferenciado. Durante sua passagem pelo clube, Belotti fez teste para entrar na Atalanta e foi reprovado. Apesar disso, ele jamais desistiu do futebol e com muito esforço conseguiu subir ao time profissional com 19 anos, e é claro que ele não decepcionaria. Em sua primeira temporada no time profissional fez 12 gols em 30 jogos na Terceira Divisão italiana.

O sucesso meteórico levou Belotti por empréstimo ao conhecido Palermo para a temporada seguinte. Na Série B, Il Gallo foi ainda melhor e balançou as redes 10 vezes em 24 jogos. E desta vez, a boa performance não foi só individual, seu time foi campeão da liga de 2013/2014 com 14 pontos a mais que o segundo colocado. A brilhante temporada rendeu ao jogador um contrato em definitivo com o Palermo por 5 milhões de euros.

Mas assim como uma boa história, a narrativa de Belotti conta com altos e baixos. Apesar do novo contrato, a temporada seguinte não foi muito boa para o jogador do Palermo. Entrou em campo em apenas 9 oportunidades como titular e mais 29 vezes vindo do banco.

Sem muitas oportunidades, Belotti fez apenas 6 gols e 1 assistência, resultando em uma nota média de apenas 6,39. Mas a ausência de Belotti em campo não prejudicou tanto o Palermo, que terminou na 11 ª colocação do italiano naquela temporada.

Insatisfeito com o banco de reservas e a falta de oportunidades, o prodígio atacante de apenas 21 anos foi negociado por 8 milhões de euros(28 milhões de reais) com o Torino.

E provavelmente esta foi uma das melhores escolhas da vida de Andrea Belotti, sua carreira simplesmente decolou. Em sua primeira temporada no Torino pegou a camisa 9 e desandou a marcar gols. Em 31 jogos, o atacante marcou 12 gols e deu mais 4 assistências, colocando seu time na 12 ª colocação do italiano de 2015/2016, quatro posições acima de seu ex-time. O belo jogador com muito talento em sua perna direita nunca perdeu a essência e até hoje comemora gols como seu amigo sugeriu quando era criança.

Belotti comemorando um de seus gols

Sua ótima campanha no time de Turim não pararia por aí. Na atual temporada, Belotti está cravando seu nome como um grande jogador italiano. As boas estatísticas de Il Gallo na temporada são inúmeras: é o artilheiro da liga italiana com 25 gols, 5 ª maior nota da competição com 7,64, e ainda é o jogador que mais recebe faltas no campeonato, com uma média de 3,7 por jogo. Estes números ajudaram ele a ganhar 6 vezes o prêmio de melhor jogador da partida.

Além disso, o camisa 9 possui 5 assistências, que é a 3 ª maior marca de seu time. Sua média de passes é baixa devido ao seu posicionamento: apenas 20 por jogo, com um aproveitamento de 76,3%. Com esses passes consegue criar 1,6 chances por jogo. Apesar da velocidade não ser o seu forte, o atacante do Torino, que em agumas partidas é o capitão da equipe, possui uma média de 1 drible por jogo. Sua importância é muito grande para a equipe grená, que ocupa a 11 ª colocação no campeonato; bem longe do Palermo, que ocupa a penúltima posição.

"Capitão Belotti"

Muitos dizem que aquele atacante "briguento" é coisa do passado e que não deveria mais existir, mas O Galo prova o contrário, sua qualidade para chutes é imensa. Um atacante como ele deveria ser necessário em qualquer time, tanto que seu nome já foi ligado a gigantes clubes europeus, como Barcelona e Real Madrid.

Apesar do grande sucesso atual, a seleção italiana sempre viu em Belotti um grande jogador, tanto que era convocado para as equipes sub 19, sub 20 e sub 21. E ele não parou por aí, o atacante saiu do banco para o jogo em uma partida das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia e não saiu mais. Em 4 jogos que o centroavante do Torino participou, ele marcou 3 gols e deu 1 assistência. Ainda por cima está com moral, utiliza a camisa 9 na Azzurra.

Alberigo Evani, o técnico de Belotti no sub 20 já afirmou "Há poucos como ele. Ele faz o duplo dever: ele é o primeiro defensor da equipe, fazendo uma contribuição importante". E é uma verdade, ele possui uma média de 30 desarmes no atual campeonato e sempre busca tirar a bola de seu adversário.

Não sabemos onde este jovem jogador de apenas 23 anos pode chegar, mas seu potencial é imenso e não seria nenhum absurdo cogitá-lo em um Barcelona ou Real Madrid. Mas por enquanto, vamos observar os incríveis lances e os vários gols do centroavante do Torino, que já possui o incrível valor de mercado de 30 milhões de euros. Confira alguns lances deste incrível jogador:

Incrível o faro de gol de Il Gallo, não é mesmo? Nos resta torcer para que ele tenha um grande futuro. Afinal, quanto mais jogadores talentosos existirem é melhor para nós, que podemos ver esses craques em campo.

Fotos: Reprodução Internet

 
 
 

Comments


bottom of page