Iago Aspas, o coração de Vigo
- Henrique Marsura
- 23 de abr. de 2017
- 5 min de leitura
Um bom filho a casa torna
Você já deve ter visto jogadores que nasceram para jogar apenas por um time, não é? Este é o caso de Iago Aspas. O espanhol nasceu no ano de 1987, em Galiza, na Espanha e aos 8 anos de idade já "brincava" na base do Celta de Vigo. Entre 2004 e 2005, o atacante foi emprestado ao Rápido Bouzas da 3 ª divisão espanhola, era uma última experiência antes do garoto virar profissional. E foi isso que aconteceu. No ano seguinte, em 2006, Aspas foi promovido ao Celta B, onde concluiria sua preparação antes de ir para a equipe principal. Entre 2006 e 2009, o jovem jogador fez muitos gols e ajudou o time a escapar do rebaixamento na terceira divisão da Espanha.
O sucesso na equipe B levou Iago Aspas ao time A do Celta de Vigo e foi lá que a história de amor começou. As temporada 2009/2010 e 2010/2011 foram de aprendizado, ele alcançou apenas 9 gols somados nos dois anos. Apesar de não alcançar grande destaque, o garoto sabia que tinha conseguido algo muito mais importante: maturidade.

E com 24 anos, o camisa 10 mostrou do que realmente era capaz. Na temporada 2011/2012 Aspas foi titular e simplesmente o melhor jogador do Celta de Vigo. Muito além disso, ele balançou as redes incríveis 23 vezes em 35 jogos.
A ótima temporada foi recompensada: o prodígio jogador conquistou o "Troféu Zarra", dado ao artilheiro de cada liga espanhola. Além deste prêmio, o camisa 10 do Celta de Vigo ainda conquistou o prêmio de melhor atacante da segunda divisão espanhola.
E o sucesso foi completo, com a ajuda do valioso atacante a equipe do Celta de Vigo terminou o campeonato na segunda colocação. E como resultado, conseguiu a promoção à La Liga, algo que o time da região da Galiza não conseguia a 5 temporadas. Fato que foi muito comemorado pelos jogadores do time.

O talentoso canhoto não pararia por aí. Na temporada 2012/2013 ele marcou 12 gols e deu mais 7 assistências e foi necessário para manter o Celta de Vigo na elite do campeonato espanhol. A importância de Aspas foi muito grande, visto que dos 37 gols do time ele participou de 19, ou seja, mais de 50%.

O sucesso foi tão grande que Iago Aspas foi negociado com o poderoso Liverpool para a temporada seguinte. A transferência ocorreu por 10.8 milhões de euros, aproximadamente 22.6 milhões de reais. As expectativas eram tão grandes que o espanhol recebeu a camisa 9 dos Reds.
Mas o alto valor de Aspas não foi transformado em gol. Na Premiere League de 2013/2014, ele disputou apenas 5 partidas como titular e o sucesso do Celta não se repetiu: foram 3 cartões amarelos e apenas 1 assistência.
O fracasso refletiu nas notas, de 7,14 na temporada passada para apenas 6,21 no futebol inglês. Sua má temporada também abaixou seu preço de mercado, que despencou para 7 milhões de euros.
Infelizmente, para Iago Aspas, o clube inglês não teve paciência e o emprestou ao Sevilla. A intenção era recuperar um pouco do investido, já que existia uma cláusula de compra no contrato.
No clube espanhol, com 26 anos, o atacante chegou para brigar pela titularidade com Bacca e Gameiro. Mas o sucesso dos tempos de Celta não se repetiu e o centroavante disputou apenas 4 jogos como titular, entrando no decorrer da partida em outras 12 oportunidades; neste período fez 2 gols e deu uma assistência.
Como combinado, Sevilla comprou o jogador do Liverpool por 6 milhões de euros, 4 a menos de sua venda ao clube inglês. Mas ele não ficaria lá, seu clube de coração iria atrás dele. Em 2015, 7 dias depois de contratá-lo, o Sevilla vendeu Aspas ao Celta de Vigo por 5,3 milhões de euros, cerca de 14 milhões de reais.
Finalmente, o jogador estava de volta à sua casa.


Em sua volta ao Celta de Vigo, Iago Aspas ficou com a camisa 9 e o belo futebol que o caracterizou no começo da carreira reapareceu. Estava evidente que o garoto sonhador voltou a ser feliz em sua casa: em 31 jogos foram 14 gols e 4 assistências. Com esses números, o atacante totalizou 6 vezes o prêmio de melhor jogador da partida, além de uma nota média de 7,02.
E a bela temporada foi coroada com uma vaga para a Europa League, já que o Celta ficou na 6 ª colocação do campeonato espanhol de 2015/2016.
E foi nesta temporada que o Celta de Vigo ganhou por 4 a 1 do Barcelona, com 2 golaços de Iago Aspas(2 º e 3 º gols do Celta). Confira aos gols deste grande jogo do artilheiro:
*A La Liga bloqueia alguns conteúdos por causa de direitos de transmissão, mas é possível ver os vídeos no Youtube.
E sua bela fase não terminou em 2015/2016. Nesta temporada, Iago Aspas recebeu a camisa 10 de seu treinador e não decepcionou: é o artilheiro de sua equipe e 4 º maior "fazedor de gols" da liga espanhola. Além dos 16 gols, o atacante é o 2 º maior assistente de seu time, com 3 passes para gols. Nos 22 jogos de Aspas na temporada, ele acumula 6 prêmios de melhor jogador da partida e uma nota de 7,21, - a melhor de sua carreira-. O jogador do Celta ainda conta com uma média de 1,2 dribles por jogo e 1,6 chances criadas a cada partida. Ele tem uma média de 75% de passes certos e costuma receber cerca de 2,3 faltas por jogo.
O grande atacante participou de 19 gols dos 52 que seu time fez na atual temporada da liga espanhola. Esta incrível participação em 33% dos gols o coloca como jogador que mais contribui para os tentos do time, ao lado de Messi.
E não só em jogos pequenos. Nesta temporada, Iago Aspas e seu time conseguiram eliminar o time galático do Real Madrid na Copa do Rei com gol do Aspas em uma das partidas. Além disso, o atacante do Celta marcou na vitória por 4 a 3 diante do Barcelona.
Confira esses jogos:
E a ótima temporada de Aspas e do Celta de Vigo não se restringe ao campeonato nacional. Na Europa League o time está na semi-final e disputa uma vaga na finalíssima contra o poderoso Manchester United. Para chegar tão longe, o time disputou 12 jogos, com 7 participações de Aspas. Nessas partidas, o atacante balançou as redes 5 vezes e deu 2 assistências, sendo uma das bases da equipe para chegar tão longe.
A grande temporada do "Homem de Vigo" lhe rendeu uma convocação para a seleção espanhola (quando Diego Costa se machucou). E como se já fosse veterano, fez um gol em um amistoso diante da Inglaterra, fora de casa. O atacante, apesar de mostrar serviço, foi lembrado apenas mais uma vez, em um jogo contra a Macedônia, mas não conseguiu marcar novamente.
O jogador que possui 29 anos, provavelmente não vai brilhar em um clube gigante. Mas isso não é necessário para ele, Iago Aspas é muito feliz "em sua casa", o Celta de Vigo, e isso já basta.

Confira alguns lances deste ídolo do Celta de Vigo:
Lances da temporada 15/16
Atual temporada
Vamos ver se este incrível jogador é capaz de ajudar seu time a conquistar a Europa League, campeonato inédito para o Celta de Vigo. Mesmo se não conseguir, não importa, o amor que a torcida tem pelo craque nunca vai acabar. É muito bonito ver o o sentimento que Iago Aspas cultiva pelo time, que sempre lhe deu a chance de fazer o que ele mais gosta: jogar futebol.
Com 1,77 m de altura, o grande atacante do Celta de Vigo é capaz de fazer muitos gols com seu pé esquerdo. Além do faro de artilheiro, Aspas ainda conta com muita raça e emoção, o que ele dá´em campo pelo seu time é algo incrível.
Fotos: Reprodução Internet
Comments