top of page

Alexandre Lacazatte, o segredo do Lyon

  • Henrique Marsura
  • 16 de abr. de 2017
  • 4 min de leitura

O homem responsável por 38% dos gols na temporada

Você está muito enganado se acredita que Alexandre Lacazette é só um jogador de FIFA. Mas para começar esta história vamos voltar para 1998, quando com apenas 7 anos ele começou sua carreira em um clube de sua cidade chamado ELCS Lyon(não é o Olympique Lyon). Em 2003, com 12 anos, o jovem francês chegou ao famoso clube francês Lyon. O garoto ficou no clube juvenil por 6 anos, até que em 2010 ele foi promovido ao clube principal.

O prodígio jogador assinou seu primeiro contrato profissional no dia 3 de junho de 2010 e desde então dá muitas felicidades ao time do Lyon. E o primeiro dos 121 gols(02/04/17) foi no dia 30 de outubro daquele ano, diante do Sochaux, pelo campeonato francês.

Até então sem grande experiência, Lacazette disputou a Eurocopa sub 19 naquele ano de 2010 como reserva e foi muito bem, conseguiu 3 gols em 5 jogos. Um gol inclusive foi na final diante da Espanha, dando o título para a França. A Copa do Mundo sub 20 em 2011 na Colômbia foi sua segunda competição pela seleção francesa. Nesta competição, em que a seleção brasileira foi campeã, a França foi 4ª colocada e revelou grandes jogadores como Griezmann e o próprio Lacazette. Naquela competição o jogador do Lyon fez 5 gols, sendo um dos artilheiros do mundial junto com Henrique Almeida(Brasil) e Álvaro Vásquez(Espanha).

Na temporada 2010/2011 Lacazette teve uma sequência de lesões e não conseguiu desenvolver seu futebol, marcando apenas 2 gols em 11 jogos. A temporada seguinte não foi muito melhor, em 35 jogos(17 como titular) foram 5 gol e 2 assistências; apesar desta média, seu time foi campeão da Copa da França e da Supercopa da França.

A temporada 2012/2013 foi melhor, pois conseguiu ser titular na maioria dos jogos de seu time na temporada. Foram 31 jogos como titular, resultando em 4 gols e 4 assistências. Em 2013/2014, as coisas começaram a melhorar, nos 43 jogos, Lacazette conseguiu 17 gols e 3 assistências. Vale lembrar que nesta temporada, ele participou da seleção do campeonato francês.

-2014/2015- Essa foi a temporada em que Alexandre Lacazette estourou para o futebol. Em 33 jogos, ele conseguiu incríveis 27 gols e 6 assistências, sendo o artilheiro da competição. Mas para ele, aquilo ainda era pouco, ele esteve na seleção do campeonato, e mais ainda, superou até mesmo Ibraimovic e -foi o melhor jogador do campeonato francês-.

A temporada seguinte não piorou e Lacazette destruiu: fez 23 gols e 4 assistências em 40 jogos. Com sua habilidade e agilidade encantou a todos e foi cogitado em muitos times. Seu nome foi ventilado no Manchester United e PSG (para substituir Ibraimovic), mas as negociações não foram pra frente.

A temporada atual de 2016/2017 também está sendo mágica para o camisa 10 do Lyon, pois até o momento possui 27 jogos e 26 gols, além de 2 assistências. O jogador do Lyon é vice artilheiro do francês (atrás de Cavani) e com esses números é muito importante para o seu time: ele é responsável por incríveis 38% dos gols do Lyon na temporada. A média do atacante do Lyon é monstruosa, ele possui uma média de 3 chutes ao gol por jogo, ou seja, de cada 3 chutes um é gol.

Essas belas estatísticas deram a Lacazette a terceira melhor média de notas do campeonato francês(atrás de Perrin e Boudebouz) com 7.55. Para totalizar está nota, ele conseguiu 5 vezes o prêmio de melhor jogador da partida.

E é claro que com suas belas atuações os rumores de transferência aumentam. Os times ventilados da vez são Arsenal e Liverpool; a mídia inglesa revela que os times da terra da rainha estariam oferecendo 30 milhões de euros, algo perto de 100 milhões de reais. Isso tudo além de Atlético de Madrid e Dortmund que já haviam o procurado no começo do ano.

Não é somente o preço de Lacazette que reflete seu bom futebol. Em uma entrevista, simplesmente Thierry Henry disse "Lacazette é extraordinário".

“Lacazette é extraordinário”

Não é para qualquer um receber um elogio desses de Henry, um dos maiores atacantes franceses da história.

Além de Henry, quem também "dá moral" para Lacazette é a FIFA. Nos jogos de video game da FIFA é comum ouvir pessoas falando que ele é muito bom. Basta olharmos seu "card":

As qualidades de Lacazette no jogo são incríveis, é um dos melhores atacantes franceses no jogo.

Mas sua participação na seleção francesa fica só no game, infelizmente na vida real o jogador do Lyon costuma não receber muitas chances. Dos 5 jogos da França nas eliminatórias para Copa do Mundo da Rússia, Lacazette foi relacionado apenas em 1 jogo e ficou no banco os 90 minutos. Apesar das poucas oportunidades dele, o técnico Didier Deschamps já deu chance para 8 - OITO- atacantes (Griezmann, Gameiro, Gignac, Giroud, Martial, Dembélé, Fekir e Mbappé).

Não é loucura imaginar que Lacazette é injustiçado, é simplesmente impossível de acreditar que o vice-artilheiro do campeonato francês não é sequer convocado.

Apesar das inúmeras faltas nas convocações, o jogador do Lyon não desiste e continua "fazendo chover" em seus jogos. O que nos resta é assistir estes belos lances do francês:

Para os que conhecem pouco Lacazette, as estatísticas dele revelam que é um jogador rápido, driblador, que recebe muitas faltas e possui uma boa qualidade de passes. Além disso é forte e tem um ótimo chute, tanto de perto quanto de longe. Talvez seu único "defeito" seja a falta de qualidade em disputas aéreas.

Com tantas informações e estatísticas, podemos apenas admirar e torcer para esse belo jogador. Esperamos que ele mantenha as ótimas atuações e que tenha mais sorte para ser convocado para sua seleção.

Com 1,75 m de altura, o ótimo atacante do Lyon está tendo uma ótima temporada. Com 25 anos, seu pé direito muito rápido e forte consegue fazer coisas que encantam quem o vê.

Fotos: Reprodução Internet

 
 
 

Comments


bottom of page