top of page

Forsberg, o talismã sueco

  • Henrique Marsura
  • 26 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura

O maestro do time mais odiado da Alemanha

Em 1991, na pequena cidade de Sundsvall, nasceu o sueco Emil Forsberg. No ano de 2009, o clube de sua cidade deu a primeira oportunidade de Emil. Vale ressaltar que Leif Forsberg foi ídolo do time e sua camisa 10 foi aposentada. Porém, ele foi emprestado ao Medskogsbron BK, mas a passagem pelo clube da 3ª divisão sueca foi curta. Em 2 jogos, Forsberg fez 2 gols e retornou ao GIF Sundsvall.

O ano era 2010 e seu time disputou a 2ª divisão sueca. Nessa temporada, o jovem jogador fez 6 gols em 30 jogos. Não era uma ótima média, mas para um jogador começando a carreira, foi relevante.

A temporada de 2011 foi uma das mais importantes na carreira do promissor Forsberg. Com 14 gols em 27 jogos, o sueco foi muito importante para a ótima temporada do modesto GIF Sundsvall, que ficou na 2ª colocação e conseguiu a promoção para a elite sueca.

Emill 2011

Na temporada seguinte, Emil não se acovardou por jogar na elite sueca. Ele foi um dos destaques do time, que ficou em 14º. Os 6 gols em 21 jogos o ajudaram a ir para o tradicional Malmo, também da Suécia.

Emil chegou por apenas 300 mil euros, e caracterizou-se como um ótimo investimento. Na sua primeira temporada no clube, Forsberg não sentiu a pressão e fez 9 gols em 39 jogos. Com a ajuda dele, Malmo foi campeão sueco.

A temporada de 2014 foi ainda melhor, Forsberg despontou e fez 19 gols em 47 jogos, ajudando seu time a ser campeão do campeonato sueco novamente.

Nas ótimas temporadas no Malmo, Forsberg conseguiu o título do Allsvenskan (1ª divisão sueca) duas vezes seguidas. Nos dois anos em que ficou no time azul, conseguiu também dois títulos da Supercopa sueca (jogo que conta com o campeão da liga e o campeão da copa sueca).

E seus títulos não foram somente coletivos. Em 2014, Emil Forsberg conseguiu o título individual de melhor meio-campista do campeonato sueco.

Com tanto destaque no futebol de seu país, o promissor jogador foi vendido ao RB Leipzig. Por 3,7 milhões de euros, ele foi jogar a segunda divisão do campeonato alemão.

A negociação foi realizada no começo de 2015, ou seja, era o meio de temporada na Alemanha. Sem entrosamento e em um país totalmente diferente, Forsberg disputou 14 jogos e não fez nenhum gol. Na segunda temporada no clube alemão, o sueco foi muito bem. Sua nota média por jogo, segundo o site WhoScored, foi 7.36. Para conseguir esta ótima nota, Forsberg fez 8 gols e deu 6 assistências nos 30 jogos. Com sua ajuda, o RB Leipzig terminou na segunda colocação da "série B" alemã.

Quando o time da cidade de Leipzig subiu para a primeira divisão, todos olharam com desconfiança e "ódio". Isso aconteceu porque o time está ligado administrativamente à marca multinacional Red Bull.

Na temporada de 2016/2017, o Leipzig começou o campeonato como candidato ao rebaixamento. Porém, tudo foi muito diferente. Mesmo sendo o clube mais odiado da Alemanha, a raça e vontade dos jogadores sobressaiu.

Com 18 jogos até o momento(26/03), Forsberg foi o "homem do jogo" 6 vezes nessa Bundesliga e está com incríveis 7 gols e 11 assistências. Por causa desses incríveis números, sua média é 7.60, a melhor de seu time e a segunda melhor da liga alemã (atrás apenas de Thiago Alcântara). Por causa do futebol vistoso demonstrado por Forsberg, Wener e pelo restante do time, o clube mais odiado da Alemanha -está na vice-liderança-(atrás apenas do Bayern de Munique), algo impensável no começo da temporada.

Pela sua seleção, as belas atuações se repetem. Em 2014 mal era utilizado, e em 2015 não teve tanto destaque. Mas as coisas mudaram em 2016, foi o ano em que começaram as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Titular absoluto e camisa 10, Emil disputou os 5 jogos e fez 3 gols pela sua seleção, que está em segundo no grupo (apenas atrás da França). E foi contra a poderosa seleção francesa que Emil fez um belo gol de falta. Confira o vídeo abaixo:

O grande futebol do sueco está lhe rendendo bons frutos: foi eleito o melhor meio-campista sueco no ano de 2016. Também foi consultado pelo Liverpool para uma possível contratação no final da temporada. Além disso, seu preço de mercado quase que quadruplicou no Leipzig, atualmente é 15 milhões de euros.

Emil Forsberg

Mesmo com a pouca idade e sem muitos jogos importantes, o jovem meio-campista vêm colecionando belos lances. Assista o vídeo com alguns skills do jogador sueco:

Com a alta capacidade para dribles e a categoria diferenciada para passes, o jogador que costuma usar sua ótima perna direita pelo lado esquerdo do campo vêm ganhando notoriedade.

O camisa 10 do Leipzig está com 25 anos e é um prodígio. É provável que o promissor jogador não fique no seu clube atual e vá para um grande clube de patamar mundial, pois ele tem bola pra isso. É esperar e ver. Vamos ver até onde Emir Forsberg pode chegar.

Forsberg Suécia

Emil Forsberg nasceu na cidade de Sundsvall, na Suécia. O jogador possui 25 anos, com 1,79m de altura. É comum ver Emil flutuando entre o meio e o ataque de seu time, geralmente pelo lado esquerdo do campo. Forsberg consegue dar dinâmica ao jogo. Com seu pé direito, ele consegue aliar rapidez à uma boa qualidade de passe.

 
 
 

Comentários


bottom of page